Concurso para diplomatas terá cotas para candidatos negros


Por Larissa Domingues – Do CorreioWeb

Novidades sobre o concurso para ingresso na diplomacia brasileira. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, assinou documento que prevê a reserva de vagas para candidatos afrodescendentes nos certames do Instituto Rio Branco (IRBr). De acordo com informações da Agência Brasil, a portaria seria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29/12); entretanto, a nova regra ainda não foi divulgada.  

Atualmente, 300 candidatos são habilitados para a segunda fase do concurso. Com a nova cota, 330 devem seguir adiante – 30 deles negros. Trata-se de mais uma medida para continuar com o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco, que teve início no ano de 2002. O órgão oferece todos os anos bolsas de estudos no valor de R$ 25 mil aos candidatos afrodescendentes que almejam a carreira de diplomata. 



A seleção
Neste concurso serão oferecidas apenas 26 vagas – 82 a menos em relação ao certame promovido no ano de 2010. Segundo a assessoria do Instituto, o quantitativo de chances ofertadas tradicionalmente é de 25 desde o primeiro certame, realizado no ano de 1946. O aumento nas oportunidades nos últimos cinco anos se deu por conta da implementação da Lei 11.292, que criou 400 oportunidades no MRE. Com a taxa de vacância do órgão, tudo volta à normalidade.

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília(Cespe/UnB) será mais uma vez responsável por elaborar as avaliações. A remuneração inicial para a especialidade é de mais de R$ 12 mil.

Segundo a portaria publicada recentemente, o concurso será composto de prova objetiva (Português, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público), de duas provas discursivas (uma de Português e outra com questões de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público) e de provas escritas de Espanhol e de Francês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário