I PRÊMIO NACIONAL DE EXPRESSÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS

O Brasil celebra a estética negra


Foto: Divulgação
Por Joceline Gomes


A população brasileira está tendo a oportunidade de conhecer os espetáculos de teatro, dança e artes visuais que venceram o I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, instituído pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo de Santos Neves (CADON), em conjunto com a Fundação Cultural Palmares (FCP), como forma de valorizar as manifestações artístico-culturais de matriz africana.

São 20 trabalhos focados na cultura negra, distribuídos pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul: cinco de teatro, cinco de dança e 10 de artes visuais. Concebido em 2006, como fruto dos debates travados durante o 2º Fórum Nacional de Performance Negra, realizado em Salvador, o prêmio foi efetivado em 2010, em forma de edital, no valor total de R$ 1 milhão, e sob patrocínio da Petrobrás.

Como explica o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, a iniciativa visa atender à demanda gerada pelo encontro, que apontou a falta de editais públicos e de linhas de financiamentos direcionadas exclusivamente para a produção artística de estética negra desenvolvida por artistas, grupos e companhias que valorizam a cultura afrodescendente e suas manifestações contemporâneas.

Esse prêmio é a concretização do compromisso que a Fundação tem com os artistas que defendem o valor da cultura negra, resume.

COMISSÃO JULGADORA - A comissão julgadora foi composta por votação pública. Os critérios, discutidos com grupos e artistas da área, resultaram na regionalização da premiação e consequente representação de todo País. Para os organizadores, a estrutura deu solidez e credibilidade ao prêmio, garantindo a continuidade da iniciativa e contribuindo para a difusão da cultura afro-brasileira e o reconhecimento de seus artistas.

Confira, abaixo, a programação completa de apresentação dos projetos vencedores: 
·                     Programação Completa

Fonte: http://www.palmares.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário