Congresso sobre afro-brasilidades em Seabra inicia nova etapa de inscrições




I Congresso Internacional de Língua e Literatura Africanas e Afro-brasilidades (Cillaa) dá início nesta sexta-feira, dia 1° de outubro, à terceira etapa de inscrições. Os interessados terão até o dia 16 de outubro para garantir participação por meio do site oficial do evento.

O congresso acontecerá entre os dias 21 e 24 de outubro, no Campus XXIII, em Seabra, reunindo personalidades nacionais e internacionais para discutir temáticas afro e afro-brasilidades.

Realizado pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia (DCHT) do campus, o congresso conta com o apoio dos campi de Alagoinhas, Barreiras, Itaberaba, Irecê e Xique-Xique, além do Núcleo de Gênero e Sexualidade (Nugsex Diadorim) e do Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia), ambos da UNEB.

Um dos temas que serão debatidos na oportunidade será a lei 10.639/03, que torna obrigatória a inserção no currículo escolar da rede pública de ensino do tema História e Cultura Afro-brasileira.

Para o diretor do DCHT e presidente do congresso, Gildeci Leite, o evento será uma chance de levar as discussões sobre afro-brasilidades para o interior do estado. “Acredito que iremos contribuir para uma maior internalização das discussões referentes à formação do professor quanto à nova lei”, considera.

O professor José Luís Cabaço, da Universidade Técnica de Moçambique, irá ministrar a palestra O nascimento do nacionalismo moçambicano e as suas contradições. A programação completa já está disponível no site do congresso.

Lançamento de livros

Aqueles que desejarem lançar livros e publicações no I Congresso Internacional de Língua e Literatura Africanas e Afro-brasilidades deverão enviar um e-mail para cillaa@uneb.br com o assunto “Lançamento de Livro”.

Informações como nome da obra, do autor, valor da publicação e um arquivo com a imagem da capa do livro deverão estar presentes no corpo do e-mail. Além disso, cinco exemplares de cada obra deverão ser doados para o acervo da biblioteca do Campus XXIII.

Informações: DCHT/Campus XXIII – Tel. (75) 3331-2222.

Nenhum comentário:

Postar um comentário