III Edição do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2010



Prorrogadas inscrições em SP

Por: Redação - Fonte: Afropress - 15/9/2010

S. Paulo - Termina na semana que vem - dia 24/09, sexta-feira - o prazo para a entrega das redações da III Edição do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2010, promovido pelo Centro de Articulação das Populações Marginalizadas, voltado a alunos do ensino médio de escolas públicas, particulares e cursinhos pré-vestibulares.

A terceira edição do Concurso em São Paulo e quarta edição no Rio de Janeiro traz em discussão o tema: João Cândido – 100 anos da Revolta da Chibata, que trata da história do marinheiro líder da primeira revolta no Brasil, já República.

O objetivo do Concurso de Redação Camélia da Liberdade é levar a reflexão sobre ações afirmativas para o cumprimento da Lei Federal 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que determina a inclusão do tema História e Cultura Afro-Brasileira no currículo da rede oficial de ensino básico e médio. 



O que é o Ceap

O Ceap é uma entidade com 21 anos na luta contra qualquer tipo de intolerância, a qual promove além da valorização da cultura africana e de afrodescentes o debate com a sociedade sobre as desigualdades de 79 milhões de negros, que vivem no Brasil. “Mais do que alavancar novas políticas públicas para dirimir tais diferenças, é importante entender o passado e a rica história para disseminar o conhecimento”, explica o diretor-executivo do Ceap, Ivanir dos Santos.

Como participar 

Para participar do Concurso de Redação, basta acessar o portal www.portalceap.org
ou entrar em contato com o Instituto do Negro Padre Batista, parceiro e organizador do Concurso em São Paulo neste ano, pelo email: inpb.projeto@bol.br ou através do telefone (11)3106-7051. 

Cada unidade inscrita recebe um kit de apoio contendo livros, revistas e DVDs sobre a aplicação da Lei, as diversidades raciais, a Cultura Afrobrasileira e detalhes sobre o tema discutido em 2010. 

Após concurso interno, a escola deve indicar e enviar as seis melhores redações, via Correio, para o CEAP ou ao INPB. Tais redações serão analisadas pela Cesgranrio, que indicará as três melhores do concurso. 

Prêmio

Ao vencedor um notebook e uma impressora multifuncional. Ao seu mestre orientador um notebook e à sua escola um laboratório de informática com dez computadores. Para o segundo colocado, um microcomputador e uma impressora jato de tinta, ao terceiro, um microcomputador. Além disso, o Ceap lançará um livro com as 30 melhores redações de cada Estado. 

Fonte: http://www.afropress.com/noticiasLer.asp?ID=2348

Nenhum comentário:

Postar um comentário