Boletim eletrônico "Tempo em Curso"




Prezado companheiro e prezada companheira,

Apraz-me comunicar que já se encontra no portal do LAESER  (www.laeser.ie.ufrj.br) o oitavo número, do segundo ano, do Boletim eletrônico “Tempo em Curso”. Conforme é de vosso conhecimento esta publicação é dedicada ao estudo da evolução do mercado de trabalho metropolitano brasileiro desagregado pelos grupos de cor ou raça, estando baseada nos microdados da Pesquisa Mensal do Emprego do IBGE.
Como destaque para o presente número podemos destacar o importante tema da sub-ocupação, especialmente por insuficiência de remuneração (salário horário inferior ao Salário Mínimo) muito mais intensiva sobre os trabalhadores pretos & pardos do que os trabalhadores brancos.
Assim, à guisa de exemplo, em junho de 2010, ao passo que 24,4% dos trabalhadores metropolitanos pretos & pardos de ambos os sexos estavam subocupados por insuficiência de remuneração; entre os brancos estes percentual era de 11%. Na comparação entre os extremos, a taxa de subocupação por insuficiência de remuneração entre os homens brancos era de 8,6%, ao passo que entre as mulheres pretas & pardas era de 29%, ou seja, mais de 20 pontos percentuais superior.
Na última edição do Tempo em Curso nosso leitor também poderá ler a evolução recente do rendimento médio do trabalho principal e do desemprego, além de uma análise mais específica deste último indicador analisado por seu tempo de duração. Os dados estão decompostos, todos, pelos grupos de cor ou raça e sexo, cumprindo a missão desta publicação.
Boa leitura!
Marcelo Paixão – Professor do Instituto de Economia da UFRJ e Coordenador do LAESER



Nenhum comentário:

Postar um comentário