Bem-vindo ao Blog do CCN

O Blog Convivência Negra é uma ferramenta de informação e divulgação das ações desenvolvidas pelo Centro de Pesquisa e Convivência Negra da Universidade de Brasília.
A UnB orgulha-se de ser a primeira universidade pública federal a romper com a lógica segregacionista da academia brasileira e inovar adotando políticas de acesso e de permanência para negros e indígenas no ensino superior.
Neste sentido, o Sistema de Cotas para Negros e a Reserva de Vagas para Indígenas significaram o início da política de ação afirmativa na instituição. Na sequência, a UnB institucionalizou o Programa Brasil Afroatitude e criou a Assessoria de Diversidade e Apoio aos Cotistas – ADAC e o Centro de Pesquisa e Convivência Negra.
Em 2007, foi criado o Núcleo de Promoção da Igualdade Racial1, ligado ao Decanato de Extensão para desenvolver ações de extensão e coordenar o Programa de Combate ao Racismo e Xenofobia da UnB.
O Programa é um conjunto de ações acadêmicas para identificar e enfrentar a vigência do racismo e da xenofobia, promover a igualdade racial e valorizar a diversidade étnico-racial na Universidade e no seu Entorno.
A constatação de que a universidade brasileira tem sido um espaço de formação de profissionais de maioria esmagadoramente branca, valorizando assim apenas um segmento étnico na construção do pensamento social, de maneira tal que limita a oferta de soluções para os problemas de nosso país e o rompimento com esta lógica, é tão inovador e causa tantos incômodos que o Sistema de Cotas para Negros da Universidade está sendo questionado por uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF, pelo Partido dos Democratas, desde julho de 2009. Isto é, a UnB está sendo questionada perante o Supremo Tribunal Federal - STF quanto ao seu Sistema de Cotas, por acharem alguns que esse fere alguns dos preceitos da Constituição Federal Brasileira.
Para o julgamento dessa questão, o Supremo Tribunal Federal realizou três audiências públicas para ouvir estudiosos, pesquisadores, juristas e políticos, prós e contra o sistema de cotas, para se pronunciar sobre o assunto. O material dessas audiências está disponível no sítio do STF (www.stf.gov.br) e é um importante material de pesquisa e estudo sobre as ações afirmativas para a população negra no ensino superior.
Assim, ao criarmos o blog do CCN temos a intenção de manter o diálogo aberto sobre as questões que envolvem a população negra brasileira, inclusive gerando para a sociedade subsídios mais sólidos sobre a questão racial – levando em consideração a citada ação impetrada junto ao STF, bem como os vários episódios cotidianos que revelam um grande desconhecimento das pessoas em geral sobre o tema. Voltado em especial para os estudantes da UnB, ele vem também complementar o “Clipping CCN”, apresentando as atividades realizadas pelo Centro de Convivência Negra, assim como notícias relacionadas à questão racial, textos e “links”, no esforço de aproximar a discussão e a reflexão acerca da pessoa negra brasileira da sociedade, esclarecendo questões e reafirmando a sua peculiar existência no interior dessa.
Esperamos, então, proporcionar ótimas reflexões e que este seja mais um espaço para o exercício da democracia e da reflexão crítica acerca das condições de existência da nossa sociedade.



[1] O Núcleo foi criado como resposta ao incidente ocorrido na Casa dos Estudantes Universitários – CEU.

Equipe do CCN
Maio/2010