CineCAL no Museu da República


O projeto CineCAL, da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL/DEX), realiza de 07 a 10 de junho, no Museu Nacional da República, mostra de cinema com o tema Direitos humanos, liberdade e censura. Coordenado por Antonio Carlos Maranhão, o projeto tem por 
objetivo fazer a releitura de filmes clássicos, modernos e contemporâneos, abrindo espaço para a análise e discussão sobre os mesmos. O professor Alexandre Bernardino, da Faculdade de Direito da UnB, é o convidado para o debate.

Nesta edição, a programação contempla temas relacionados aos direitos humanos e faz uma retrospectiva histórica de fatos sociais e políticos que marcaram o Brasil e o mundo. Confira:

Dia 07 de junho (terça-feira)

Crônica de uma fuga (Argentina). Direção Adrián Caetano, 2005, 103 minutos. Thriller político passado em 1977 em Buenos Aires durante a ditadura militar argentina. Um jogador de futebol sem qualquer envolvimento politico é sequestrado e mantido refém em um centro de detenção no subúrbio do bairro de Móron. Baseado em fatos reais, o filme acompanha os quatro meses de tortura e angústia do personagem principal e de três outros rapazes até que todos conseguem fugir do injusto cativeiro. Cennsura 14 anos.

Dia 08 de junho (quarta-feira)

Sem destino (EUA). Direção de Dennis Hopper, 1969, 95 minutos. Clássico que marcou toda uma geração e retratou os anseios de grande parte dos jovens americanos do final da década de sessenta. Lançado um ano depois da revolta estudantil em Paris, o filme marca o auge da contracultura, do Power flower hippie, às vésperas do Festival de Woodstock, realizado em agosto daquele ano. Censura 14 anos.

Dia 09 de junho (quinta-feira)

O caso dos irmãos Naves (Brasil). Direção de Luis Sérgio Person, 1967, 92 minutos. Baseado no maior erro judiciário ocorrido no Brasil. Na pacata cidade mineira de Araguari, em 1937, durante a ditadura de Getúlio Vargas, os irmãos Sebastião e Joaquim Naves, são acusados pela morte de um homem que desaparece com grande soma de dinheiro. Depois de barbaramente torturados, confessam o crime que não cometeram. Quinze anos depois a suposta vitima reaparece. Censura 14 anos.

Dia 10 de junho (sexta-feira)

Fahrenheit 451 (França). Direção de François Truffaut, 1966, 111 minutos. Obra-prima literária de Ray Bradbury sobre um futuro sem livros ganha assustadora dimensão realística neste clássico do cinema. Em um Estado totalitário em um futuro próximo, os bombeiros têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso. Mas Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva. Primeira produção de Truffaut em língua inglesa, o longa é uma fábula extraordinária em que a própria raça humana se transforma no terror mais assustador. Censura 
14 anos.

Serviço

Entrada franca
Local: Auditório do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República 
(Setor Cultural Sul, Lote 2, Esplanada dos Ministérios)
Hora: 19h
Realização: CAL/DEX/UnB
Apoio: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Telefone para contato: 3321 5811

Nenhum comentário:

Postar um comentário