RBEP - Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos


Chamada para submissão de artigo

O Inep está organizando um número da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) sobre o tema das ações afirmativas e das cotas na educação superior que será publicado em dezembro de 2011.

O prazo para submissão de artigos será até o dia 20 de abril de 2011. O artigo passará por um processo de avaliação cega por pares e depois pelo parecer final da editoria científica da Revista.


Iniciativas diversas vêm sendo tomadas por várias instituições de educação superior e pelo Governo Federal visando ampliar o acesso a este nível de ensino e assegurar a permanência de uma nova clientela social. Várias universidades instituíram, por exemplo, cotas para negros, ou cotas para egressos da escola pública, ou abriram novos campi em bairros onde se concentram camadas sociais mais baixas. Entretanto, carecem ainda estudos que possam responder a questões que impulsionaram tais iniciativas como: houve ampliação da base social da educação superior, teria ela se diversificado? Se essa diversificação ocorreu, quais foram os principais grupos sociais alcançados? Como vem se comportando o rendimento acadêmico do alunado que ingressou por meio dessas iniciativas, comparado ao de seus colegas? Houve mudanças institucionais para o recebimento desses novos grupos? Tais mudanças se cingiram à organização administrativa ou se expressaram também em projetos pedagógicos? Houve repercussões financeiras e, se ocorreram, de que ordem foram?

Em 2011 a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos terá um número tratando do tema das ações afirmativas e das cotas na educação superior. Os interessados em contribuir com a discussão sobre esse tema, deverão encaminhar artigos para avaliação até o dia 20 de abril de 2011 por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), cujas instruções se encontram disponíveis no endereço www.rbep.inep.gov.br. Para esclarecimento de dúvidas, enviar e-mail para editoria.rbep@inep.gov.br.


Fonte: INEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário