Pré-Loyola - Pré-vestibular gratuito



O Pré-Loyola foi criado em 2003 como resposta às determinações legais da Assistência Social em sua vinculação com a questão filantrópica. Nessa perspectiva, o Centro Cultural de Brasília (CCB) desenvolveu um curso de pré-vestibular gratuito para jovens e adultos/as do Distrito Federal e entorno. A iniciativa tem o objetivo de oferecer uma excelente formação para pessoas que vivem em difíceis condições sócio-econômicas. A cada ano, cidadãos carentes têm acesso a um ensino de qualidade que lhes dá oportunidade de concorrer a uma vaga nas universidades públicas.am acesso a uma preparação para a conquista da tão sonhada vaga na faculdade. Cada vez mais, o Pré-Loyola tem se firmado como espaço educativo, de construção coletiva, contando com a participação dos educadores e educadoras, educandos/as e colaboradores/as. Porém, é válido lembrar que essa iniciativa não é um substituto do Estado no dever de assegurar educação escolar de qualidade.

A dinâmica do curso destaca-se pela busca de um diferencial: promover a formação para a cidadania. Leva em consideração o acesso à informação e às alternativas de socialização nas áreas da arte, cultura e meio ambiente. Além disso, o ensino é voltado para a participação ativa e efetiva na sociedade. Os/as jovens devem ser sujeitos da transformação social, conscientes da sua história de vida e realidade social, críticos da sociedade e até mesmo dos conteúdos que lhe serão apresentados para passar no vestibular. O curso de graduação não deve ser o fim de sua meta, mas uma preparação para a vida e seus desafios.

A metodologia utilizada enfatiza a participação ativa dos/as educandos/as, envolvendo o processo dialógico entre educando e educador. Visa à construção de uma consciência cidadã, onde o educando seja visto como sujeito construtor de obras materiais, sócio-históricas, culturais e espirituais, numa perspectiva de participação individual e colegiada de alunos/as e professores/as. A dinâmica do curso e seus procedimentos toma esse aluno-sujeito como determinante e referencial.  

Como participar 
Para participar do Pré-universitário Loyola, é preciso preencher os seguintes requisitos: 
• ter concluído o Ensino Médio; 
• ter estudado em escola pública ou ter sido bolsista;
• morar em cidade satélite ou entorno do Distrito Federal.

Documentação necessária
O/a candidato/a deve apresentar a CÓPIA E O ORIGINAL dos documentos a seguir: 
• duas fotos 3X4; 
• comprovante de renda familiar; 
• comprovante de endereço; 
• identidade; 
• CPF; 
• carteira de trabalho (se possuir); 
• título de eleitor (se possuir); 
• histórico escolar ou boletim escolar do 2º Grau. 

*A documentação incompleta desclassificará automaticamente o/a candidato/a. 


Fonte: Pré-Loyola

Nenhum comentário:

Postar um comentário