UnB PREPARA SEMANA UNIVERSITÁRIA 2010

A Universidade de Brasília promove maratona de atividades com a expectativa de grande participação popular entre os dias 8 e 12 de novembro. Um movimento de interação entre a Universidade e a comunidade e que reúne ciência, arte, entretenimento e convívio social. 

É a Semana Universitária UnB 2010, cuja programação gratuita dirigida ao público do DF e Entorno vai reunir a comunidade acadêmica universitária interna e externa, estudantes de educação básica, instituições públicas e privadas, instituições de fomento, organismos internacionais e as comunidades envolvidas nos programas e projetos sociais mantidos na UnB. 

A UnB está em clima de preparação do projeto conjunto das grandes áreas representadas pelos decanatos de Extensão –DEX, Pesquisa e Pós –Graduação –DPP, Ensino de Graduação- DEG e Assuntos Comunitários – DAC.


A Semana Universitária 2010 apresenta o Congresso de Iniciação Cientifica, promoção do DPP; a II Mostra da Graduação (mostra de cursos, apresentação de trabalhos do Programa de Educação Tutorial –PET), pelo DEG; a X Semana de Extensão com o tema Brasília 50 Anos: DiverCidades, em edição comemorativa dos seus dez anos de existência, pelo DEX; e o Festival Interno de Música Candanga-FINCA e outras atrações culturais promovidos pelo DAC.

A Semana Universitária UnB 2010 somada à programação da Semex vai acontecer nos campi Darcy Ribeiro-Asa Norte, Faculdade UnB Planaltina (FUP), Faculdade UnB Ceilandia (FCE), Faculdade UnB Gama (FGA) no Hospital Universitário, na Fazenda Água Limpa, nos Nucleos de Extensão (Brazlândia e São Sebastião) e nas instituições de ensino públicas e particulares e parques ecológicos. 

Para o decano de extensão, Oviromar Flores, a Semana Universitária mostra a integração entre as grandes áreas do ensino superior de uma forma bem evidente. Além de propiciar a aproximação universidade/sociedade traduz e reflete, assim, a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. “Quebra-se a distorção do olhar de quem acha que cada uma dessas áreas atua como um locus completo em si, fechado e distanciado. Eu diria que a Semana Universitária é um momento que reflete e legitima essa integração, além de mostrar que a UnB dá efetivo retorno social, investida na missão de universidade pública, gratuita e de qualidade”, arremata.

As inscrições para compor a programação da X Semex estão abertas à comunidade universitária da UnB até 5 de outubro na página www.semanadeextensao.unb.br. A programação envolve minicurso, curso, debate, ciclo de debates, encontro, workshop, exposição, feira, fórum, jornada, mesa-redonda, mostra, oficina, palestra, ciclo de palestras, seminário, congresso, gincana, teatro, campanha, show e visita. As áreas temáticas de abrangência são: Comunicação, Direito e Justiça, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho. A expectativa é de se suplantar a marca dos 35.000 participantes da edição de 2009 e que teve 413 opções na programação.

Além das tradicionais atividades da programação como visitas a museus, laboratórios e centros, a Semex terá na temática deste ano cenário propício a grandes discussões sobre Brasília, o envolvimento da UnB com a cidade, representatividades, memória e perspectivas de futuro.

Preliminarmente confirmada e na trilha de destaques da programação são as oficinas de balé e a palestra do diretor do Staatliche Balletschule Berlin, Alemanha, professor Ralf Stabel “A formação em Dança na Alemanha atual’. A palestra traz o balé como possibilidade de intercâmbio cultural com instituições de Brasília. Outro destaque é a participação da Unesco que tradicionalmente organiza a vinda de personalidade relevante no cenário educacional contemporâneo nacional e internacional para falar, este ano, sobre tema conectado à temática dos 50 anos de Brasília. 

Informações: Coordenadoria de Eventos de Extensão- DEX - telefones 3107-0314 e 3107-0315 e Coordenadoria de Comunicação e Publicação- DEX –telefone 3107-0326

Nenhum comentário:

Postar um comentário