Edital do DEG promove reforço em matérias de exatas


Disciplinas iniciais de Matemática, Química e Física reprovam 30% dos alunos. A proposta do Decanato de Ensino de Graduação é diminuir a repetência
Thais Antonio - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Apenas 70% dos estudantes que cursam as disciplinas de Cálculo, Física e Química são aprovados na primeira vez. Para evitar que esses alunos desistam do curso ou se sintam desestimulados com a universidade, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) lançou na quinta-feira, 5 de agosto, edital para formação de Grupos Tutoriais (GT). A ideia é garantir apoio pedagógico para melhorar o rendimento dos estudantes e minimizar os índices de reprovação.
Cada Grupo Tutorial deve ser coordenado por um professor e composto por estudantes de graduação e pós-graduação. Os grupos devem elaborar novos materiais, propostas pedagógicas e diagnósticos sobre as dificuldades dos alunos atendidos. “A diferença entre a tutoria e o monitor é que o GT vai pensar alternativas, metodologias e recursos didáticos para auxiliar no desempenho dos estudantes”, explica a diretora de Acompanhamento e Integração Acadêmica, Nina Laranjeira.
O professor Taygoara de Oliveira, da Faculdade de Engenharia do Gama, aprovou a iniciativa do DEG. “Um dos benefícios do edital é que foca o trabalho dos professores em disciplinas do ciclo básico da graduação”, afirma. Segundo Taygoara, os professores interessam-se mais por disciplinas avançadas e atividades da pós-graduação, deixando de lado as matérias iniciais.
“Outro benefício importante é que a medida pode despertar o interesse dos alunos para a docência”, declara. “É fundamental ter estudantes interessados em dar aula, porque há uma déficit de profissionais de educação no país”. Taygoara contou que uma média de 50% de seus alunos de cálculo são reprovados a cada semestre. "Este semestre tenho 360 alunos diretos. A tutoria pode ajudar muito".

REPROVAÇÃO – A repetência em disciplinas é uma das razões que provoca evasão. Se reprovar três vezes em uma mesma disciplina, o estudante entra em processo de jubilamento. “Muitos ficam desestimulados e acabam não retomando os estudos”, afirma Nina. “O edital vem para sanar problemas de evasão, retenção e o elevado índice de reprovação nessas disciplinas”.

Aluno acredita no potencial do programa
Luiz Filipe Barcelos/UnB Agência
Cássio Ribeiro, da Engenharia Elétrica, reprovou duas vezes em Cálculo 1. Ele também reprovou em Física 1 e em Química Geral. “Acho que essas matérias dependem de um ritmo de estudo que eu ainda não tenho”, justifica. “Se eu tivesse um auxílio mais focado, poderia ter ido melhor”. Cássio está há dois anos e meio na UnB, mas ainda cursa disciplinas do 2º e do 3º semestres.
“Se você não estudar, não tem como passar”, ressalta o estudante de Engenharia Civil Eduardo Vieira. Para ele, existe distanciamento entre o conteúdo de sala de aula e o que está nos livros. Além disso, o aluno acredita que as matérias são muito extensas. “O professor acaba dando tudo meio corrido. Sobra muito para o aluno”, diz. "Ter alguém para ajudar seria muito bom”.

PREVENIR É MELHOR - Os calouros de Engenharia de Produção Pedro Henrique de Andrade e Mariana Adjuto ainda não sabem as suas notas, mas têm dificuldades com as disciplinas de Matemática, Física e Química. “Sinto falta de ajuda de quem conhece o assunto”, afirma Pedro. “O conteúdo já é difícil e aprender tudo sozinho demanda muito esforço”.

Alunos da engenharia estudam em grupo para melhorar resultados
Luiz Filipe Barcelos/UnB Agência
Mariana conta com a ajuda de colegas para estudar. “Estou correndo o risco de reprovar em Física”, afirma. “Se tivesse um serviço de apoio, seria de grande ajuda”.

Interessados em formar um Grupo de Tutoria devem enviar propostas até 4 de setembro na Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (Daia/DEG), que fica na Reitoria. O resultado deve sair até o dia 20 do mesmo mês. Para acessar o edital, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário